Bruce Lee - Lee Jun Fan

Bruce Lee (nascido Lee Jun-fan, em chinês 李振藩; 27 de novembro de 1940 – 20 de julho de 1973) foi um artista marcial, instrutor de artes marciais, filósofo, ator, roteirista, diretor e produtor cinematográfico sino-estadunidense e honconguês, fundador da mais nova arte marcial Jeet Kune Do. Ele é amplamente considerado por muitos comentaristas, por críticos, pela mídia e outros artistas marciais como o melhor lutador de artes marciais do mundo no século 20 e um ícone cultural.Ele é muitas vezes creditado por ajudar a mudar a maneira como os asiáticos eram apresentados nos filmes estadunidenses.
Lee nasceu em São Francisco, filho de pais honcongueses, mas cresceu em Hong Kong até sua adolescência. Emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos para reivindicar cidadania americana e receber sua educação superior. Foi durante esta época que começou a ensinar artes marciais, que logo o levariam para papéis em filmes e séries de televisão.
Seus filmes produzidos em Hong Kong elevaram os filmes de artes marciais tradicionais honconguesas a um novo patamar de popularidade e consagração, e provocou uma tendência que aumentou o interesse nas artes marciais chinesas no mundo ocidental na década de 1970. A direção e tom de seus filmes mudaram e influenciaram o cinema de ação de Hong Kong, bem como o resto do mundo. Ele é conhecido por seus papéis em cinco longa-metragens: The Big Boss (1971) e Fist of Fury (1972) de Lo Wei; Way of the Dragon (1972), dirigido e escrito por Lee; Enter the Dragon (1973), da Warner Bros., dirigido por Robert Clouse; e Game of Death (1978), dirigido também por Clouse.

Fonte: Wikipedia